A engenharia nos proporciona conforto, segurança e tempo com as vantagens e facilidades que direta ou indiretamente ela traz para a nossa vida. Mas e a Engenharia de Manutenção, como ela pode nos ajudar e quais seriam as vantagens na nossa vida?
A Engenharia de Manutenção é uma engenharia silenciosa, ela trabalha onde ninguém vê, para que você não perceba a sua presença.
– Nossa, mas como assim?
Simplificando… Quando você percebe que a manutenção está atuando é porque algum problema ocorreu, que não pôde ser prevenido, neste momento entra a manutenção emergencial em ação e que em muitas vezes é realizada no famoso “jeitinho brasileiro” ou na forma mais rápida de reestabelecer o sistema em questão para minimizar os efeitos do problema aos usuários, porém o desejo da equipe de manutenção é de prevenir e evitar todo e qualquer problema que possa afetar as pessoas ou de alguma forma o seu bem-estar.
Se você mora em condomínio, seu conforto e bem-estar está nas mãos de uma equipe de manutenção, tendo por trás uma engenharia ou não. Já imaginou você chegar em casa depois de um dia exaustivo e não ter água no seu chuveiro para tomar aquele banho relaxante? O conforto de todos depende do trabalho bem executado da equipe de manutenção. Se tem água no seu chuveiro, se chega energia até seu apartamento, se o gás encanado chega até o seu fogão sem vazamentos, no caso dos condomínios, isso não depende somente das empresas fornecedoras, mas também da equipe de manutenção e de uma manutenção bem realizada.
Melhor ainda se existir uma Engenharia de Manutenção por trás dessa equipe, onde sua função é elevar a confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade dos equipamentos e ativos, e a todo tempo, trabalhando nos custos e buscando a sua otimização.
A Engenharia de Manutenção atua diretamente para que a sua vida não seja afetada pelos problemas que ocorrem no dia a dia de um condomínio, e se afetada, que seja o mínimo possível.
A Engenharia de Manutenção trabalha diretamente na:
- prevenção dos problemas, o que reduz o custo de manutenção (Lei da Evolução dos custos);
- gestão e otimização do consumo dentro da planta (condomínio), o que reduz os gastos desnecessários e desperdícios;
- luta contra o desgaste natural, evitando deterioração prematura das edificações e seus sistemas buscando sempre o aumento de sua vida útil;
- busca de maior produtividade com a realização de trabalhos assertivos através da elaboração um plano de manutenção, além de sempre buscar por melhorias e mudanças que possam trazer conforto, bem-estar e facilitar a sua vida.
E aí? Ainda tem dúvida de como a Engenharia de Manutenção auxilia e promove melhorias em sua vida?